Governo Trump divulga IMAGENS de manobras militares no maior porta-aviões do mundo, a caminho da costa da Venezuela
06/11/2025
(Foto: Reprodução) Caça de combate dos Estados Unidos decola, sob instrução de técnicos de voo, do porta-aviões USS Gerald Ford durante treinamento em outubro de 2025.
Zamirah Connor/Marinha dos EUA
A Marinha dos Estados Unidos publicou nesta semana novas fotos do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, que está a caminho do mar do Caribe em meio a uma campanha de pressão do governo Trump contra o regime Maduro na Venezuela.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As fotos divulgadas pelos EUA mostram manobras militares a bordo do porta-aviões, que incluem sobrevoo de aeronaves como jatos e helicópteros e exercícios de tiro com armas variadas, por exemplo. (Veja nas imagens abaixo)
Apesar de terem sido divulgadas nesta semana, as fotos foram tiradas na segunda quinzena de outubro —a mais recente delas é da última sexta (31). Isso ocorre por motivos estratégicos, porque não é interessante para países como os EUA revelar operações e localização em tempo real de ativos militares.
O g1 apurou que o porta-aviões já entrou no Oceano Atlântico após ter passado pelo Estreito de Gibraltar, entre a Europa e a África, entre a segunda e a terça-feira, segundo sites de monitoramento especializados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A embarcação tem velocidade máxima de cerca de 55 km/h (30 nós), então é possível que chegue à região do Caribe já neste final de semana caso não faça mais paradas no trajeto.
O envio do grupo de ataque USS Gerald Ford, que inclui três destróieres e até 90 aeronaves a bordo, foi ordenado pelo secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, em 24 de outubro e constituiu uma escalada massiva da pressão do governo Trump contra o regime Maduro.
Segundo especialistas consultados pelo g1, o despacho do maior porta-aviões do mundo para perto da costa da Venezuela é um "sinal inequívoco" de que Trump está disposto a utilizar força militar contra Maduro.
Treino de tiro a bordo do porta-aviões americano USS Gerald Ford em outubro de 2025.
Brianna Barnett/Marinha dos Estados Unidos
Aeronave de monitoramento E-2D Hawkeye pousando no porta-aviões USS Gerald Ford durante voo de treinamento em outubro de 2025.
Brianna Barnett/Marinha dos Estados Unidos
Caça de guerra F-18 aterrissa no deque do porta-aviões americano USS Gerald Ford em exercício de voo em outubro de 2025.
Brianna Barnett/Marinha dos Estados Unidos
Porta-aviões USS Gerald Ford, da Marinha dos Estados Unidos, atravessando o Estreito de Gibraltar.
Alyssa Joy/Marinha dos Estados Unidos
Conheça o USS Gerald Ford, maior porta-aviões do mundo e o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos.
Gui Sousa/Arte g1