Festival do Folclore de Olímpia: Fefol faz homenagem ao Maranhão
02/08/2025
(Foto: Reprodução) Festival do Folclore de Olímpia: Fefol faz homenagem ao Maranhão
Olímpia (SP), conhecida como a Capital Nacional do Folclore, dá início neste sábado (2) à 61ª edição do Festival do Folclore (Fefol), um dos maiores eventos culturais do país. Neste ano, o estado do Maranhão é o grande homenageado da festa, que celebra a diversidade das tradições populares brasileiras.
A programação do primeiro final de semana conta com mais de 35 apresentações e tem início com o lançamento do Anuário do Fefol no Museu do Folclore e uma cerimônia oficial de abertura no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. A solenidade, que começa a partir das 20h, reúne alunos da rede municipal de ensino e autoridades locais, seguida por um desfile dos grupos participantes pela arena.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em sua estreia como homenageado, o Maranhão está representado por três grupos: o Boi de Morros, o Boi de Nina Rodrigues e o Bumba Boi de Matraca do Maiobão, de Paço do Lumiar. Neste sábado, o público pode conferir no palco principal as apresentações do Boi de Morros e do Boi de Nina Rodrigues, dois dos principais expoentes do Bumba Meu Boi, manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
61ª edição do FEFOL, em Olímpia (SP), será entre 2 e 12 de agosto.
Divulgação
O sábado também será marcado por apresentações de grupos vindos de todas as regiões do Brasil, como o Catupé Unidos de Santa Efigênia (MG), Ciranda de Tarituba (RJ), Coco de Roda Babaçu (AL), Jabuti Bumba (AC), e o Grupo Parafolclórico Coco do Calemba (RN), entre outros. Ao todo, 12 grupos subirão ao palco na primeira noite.
LEIA MAIS:
Com mais de 120 apresentações, Festival do Folclore de Olímpia lança programação
Do sonho ao palco: companhia faz 1ª apresentação no Festival do Folclore com homenagem ao 'coco de roda'
Programação do domingo (3)
Maranhão é o estado homenageado na edição de 2025.
Divulgação
A programação continua neste domingo (3) com a tradicional Missa em Ação de Graças ao Festival pela manhã, realizada na Igreja Matriz de São João Batista, com a presença de grupos trajados conforme os estados que representam. À noite, a partir das 19h30, o destaque será a Passarela do Folclore, cortejo que percorreu o Recinto com o objetivo de aproximar ainda mais o público das manifestações populares.
No palco principal, se apresentarão grupos como o Congo de Oeiras (PI), o Grupo de Carimbó Bico de Arara (PA), o Batalhão de Bacamarteiros (SE), o Balé Popular de Bezerros (PE) e o Suça Tia Benvinda (TO), além dos grupos locais Frutos da Terra, GODAP e Terno de Moçambique São Benedito. O Boi de Nina Rodrigues e o Boi de Morros voltarão a se apresentar, reforçando a presença maranhense no festival.
Ao todo, 66 grupos estão confirmados para a edição, dos quais 15 participam do Fefol pela primeira vez. Pela primeira vez em 61 anos de evento, estados como Roraima, Acre e Amapá também estão representados na festa, que deve atrair cerca de 180 mil visitantes ao longo de nove dias.
O Festival do Folclore de Olímpia segue até o dia 12 de agosto, com entrada gratuita e apresentações todas as noites no Recinto do Folclore. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.
66 grupos se apresentam no 61º Festival Nacional do Folclore de Olímpia.
Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM